terça-feira, 4 de setembro de 2012

*Aos 190 anos de Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu no dia 7 de setembro de 1822. A partir desta data, o país deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por Dom Pedro I às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo. Uma das principais causas desta autonomia foi a vontade de grande parte da elite brasileira em conquistar a autonomia política.

Nos dias de hoje, um país independente só pode embasar-se na legitimidade do seu regime político e na participação social dos seus cidadãos. É por tudo isso que a comemoração dos 190 anos do Ato do Ipiranga deve merecer atenção especial, motivando a reflexão e a análise de todos os que pretendem que a independência e a soberania se fundem num Estado que expresse os interesses da massa dos cidadãos.

Nos últimos 10 anos de Governo Petista do presidente Lula e da companheira Dilma, nosso país deixou de ser submisso e andar a reboque das determinações do FMI, quitamos a dívida externa e hoje emprestamos dinheiro, dobramos o poder de compra do salário mínimo, multiplicamos o crédito e possibilitamos que milhões de brasileiros pudessem realizar o sonho de ter casa própria, ter seu automóvel, cursar universidade federal ou particular via Prouni, levamos energia elétrica a todos os recantos com o Luz Para Todos, construímos milhões de moradias populares no Minha Casa Minha Vida, 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta e 36 milhões entraram na classe média.

Continuar cumprindo o projeto de soberania que o 7 de Setembro inaugura, agora, é aprofundar os avanços obtidos nos últimos dez anos.

O trabalho e a ação transformadora de todos os brasileiros e as brasileiras constroem a cada dia uma nação mais desenvolvida, que busca garantir os direitos e oportunidades para todos. Um país que valoriza a educação, promove a saúde, apoia o esporte, fortalece a economia, gera emprego e renda e garante a inclusão. Um país de oportunidades, conquista de um povo forte e trabalhador, que comemora e afirma hoje a sua independência.

*Mensagem da Coligação Unidade Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário